Jornal Correio Braziliense

Brasil

Depois de arrastões, PM do Rio vai usar motos para reforçar patrulhamento

Rio de Janeiro - Após cinco arrastões em menos de 24 horas na região metropolitana do Rio de Janeiro, a Polícia Militar informou hoje (22/11) que vai intensificar as blitzen em todas as regiões da cidade e que mais motocicletas serão usadas para reforçar o patrulhamento. A intenção é fazer com que a polícia chegue mais rápido aos locais das ocorrências, fugindo dos engarrafamentos, afirmou o relações públicas da Polícia Militar, coronel Henrique Lima Castro.

;Nós já tínhamos comprado viaturas novas, principalmente motocicletas, e algumas delas, um lote de 140, já foram emplacadas. O comandante-geral já mandou distribuí-las por vários batalhões, para atender principalmente às demandas da capital;, disse Castro.

O relações públicas ressaltou que as blitzen policiais terão também o objetivo de encontrar produtos que são usados para a queima de veículos. ;Nós estamos aumentando as blitzen. Os policiais param e revistam os veículos no sentido de encontrar armamento, drogas e artefatos que possam ser utilizados para queimar os veículos. Essa é a nossa prioridade.;

Ele informou, ainda, que o serviço de inteligência acredita que uma mesma facção organizou os ataques nas diferentes regiões da cidade e que essas ações têm o objetivo de gerar pânico na população e dar uma resposta às instalações das unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

Ao participar da abertura de um seminário internacional sobre políticas de enfrentamento a mudanças climáticas, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, enfatizou que a política de segurança pública do estado não vai retroceder e que haverá um avanço nas ações para combater a violência na capital fluminense.

"Nós continuaremos avançando, pacificando comunidades, reconquistando territórios e levando paz à população. Sem dúvidas, nós teremos reações da nossa Secretaria de Segurança para garantir a paz à nossa população", afirmou o governador.

Os arrastões começaram na tarde de ontem (21): na Linha Vermelha, acesso ao município de Duque de Caxias; na Rodovia Presidente Dutra, altura da Pavuna na zona norte; e em Laranjeiras e na Lagoa, ambas na zona sul. Na manhã de hoje (22) motoristas foram assaltados e dois carros de passeio e uma van foram incendiados em Irajá, também na zona norte da cidade. Os criminosos obrigaram os motoristas dos carros e os 15 passageiros da van a deixar os veículos, mas ninguém ficou ferido. Os objetos pessoais e os documentos deles foram levados.