Jornal Correio Braziliense

Brasil

Diários Associados faturam o Prêmio Esso de Jornalismo

Dois jornais do grupo Diários Associados, ao qual o Correio pertence, receberam ontem, no Rio de Janeiro, o Prêmio Esso de Jornalismo, a mais prestigiada distinção da área. Na categoria Regional Nordeste, a série ;O caminho sem volta;, do Diário de Pernambuco, foi a vencedora. As reportagens de Fred Figueiroa e Juliana Colares discutiram as consequências do significativo aumento do número de motocicletas nas ruas de Recife, que levaram a uma cruel estatística de sete mortes por dia no trânsito da capital pernambucana.

Na categoria regional Centro-Oeste, o vencedor foi o Estado de Minas, com o trabalho ;Nos passos de Jean Charles;. Para refazer a trajetória do brasileiro morto por engano pela polícia britânica, o repórter Thiago Herdy ficou 40 dias em Londres como imigrante ilegal. Submeteu-se a subempregos e às intempéries típicas de um estrangeiro na Europa. O Correio concorria na mesma categoria, com a série ;Mistério em Luziânia;, do repórter Ary Filgueira. O trabalho trouxe à tona o caso dos adolescentes desaparecidos e assassinados na cidade goiana.

O Correio também participava com os trabalhos fotográficos ;O caminho de Dunga;, de Iano Andrade, e ;Praça de Guerra no Buriti;, de Monique Renne. O vencedor dessa categoria foi ;Faroeste Carioca;, do jornal O Dia, que retratou um tiroteio entre traficantes na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro.

O prêmio principal da noite ficou com a equipe do jornal Gazeta do Povo, do Paraná, com a série ;Diários Secretos;, que desvendou um escândalo de corrupção na Assembleia Legislativa do estado.