Jornal Correio Braziliense

Brasil

Candidatos reclamam que prova do Enem foi longa e cansativa

Assim como no ano passado, os participantes desta edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) reclamaram do tamanho da prova, considerada longa demais pela maioria. Hoje (6/11), eles tiveram de responder a 90 questões: 45 de ciências humanas e 45 de ciências da natureza.

;No começo estava achando a prova fácil, mas no final vieram as questões de exatas, eu já estava cansado e achei mais difícil;, contou Breno Pinheiro Araújo, 17 anos. Para Alessandra Oliveira, também de 17 anos, as questões tiveram textos longos e interpretativos.

Nas duas provas, muitos itens trataram de temas relacionados ao meio ambiente e recursos naturais renováveis. Uma das características do Enem é justamente abordar assuntos atuais em toda a prova.

;O Enem é muito longo e cansativo. Tem horas que chega a dar dor de cabeça;, reclamou o estudante Rodrigo de Souza, 17 anos.

Já a candidata Amanda Andrade, 17 anos, achou a prova ;muito fácil;. Como ela pretende estudar na Universidade de Brasília (UnB), que ainda não utiliza a nota do Enem na seleção, prestou o Enem só para testar os conhecimentos.

Amanhã (7/11) os candidatos serão avaliados em códigos e linguagens e matemática, além da redação. As duas provas também têm 45 questões de múltipla escolha cada. O exame começa às 13h (horário de Brasília) em 16 mil locais de prova. Os portões são fechados às 12h55.