Rio de Janeiro - A poesia é o tema da 18; edição da campanha Paixão de Ler, considerada o maior evento de incentivo à leitura da cidade da capital fluminense e que será aberta na próxima sexta-feira (5). A estimativa é da presença de um público de 25 mil nos sete dias do evento. Elas poderão participar das mais de 100 manifestações literárias e artísticas da campanha, promovida anualmente pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio.
Na estreia da poesia como tema da Paixão de Ler, o homenageado é o poeta Ferreira Gullar, agraciado este ano com o Prêmio Camões, pelo conjunto de sua obra. Ele estará presente na abertura do evento, às 19 horas de sexta-feira, no auditório da Biblioteca Nacional, participando de um bate-papo com o também poeta e acadêmico Antonio Carlos Secchin.
Além de bate-papos com escritores, a variada programação da campanha, toda gratuita, abrange a narração de histórias, intervenções poéticas, saraus, apresentações teatrais e troca-troca de livros. As atividades ocorrerão em centros culturais, bibliotecas, escolas públicas, parques, praças e até na orla marítima da cidade.
De acordo com a coordenadora de Livro e Leitura da secretaria e responsável pelo projeto Paixão de Ler, Leda Fonseca, a campanha é o coroamento de todo um trabalho de incentivo à leitura desenvolvido pelo órgão municipal, ao longo do ano. ;Nós temos os projetos Ciranda de Histórias, que leva mensalmente contadores de histórias às bibliotecas públicas do município e Circuito Jovem de Leitura, em que escritores contemporâneos se encontram com crianças e jovens nas escolas da prefeitura;, disse.
O próximo sábado (6) será o dia de grande destaque do evento, com uma programação de poesia e música no Parque das Ruínas, em Santa Teresa. A agenda do dia termina com um recital, às 19 horas, da cantora Maria Bethânia. Ela vai declamar poemas de escritores de várias gerações, de Manuel Bandeira e Cecilia Meireles a Caetano Veloso.