São Paulo ; Apesar da obrigatoriedade do voto na eleição presidencial do próximo domingo (31), as estradas paulistas deverão ter movimentação 5% acima do registrado no mesmo período do ano passado. A estimativa é da Secretaria de Transportes estadual que prevê que 1,9 milhão de veículos, 100 mil a mais que em 2009, trafeguem pelas estradas de São Paulo. Segundo a secretaria, o feriado prolongado é uma das principais causas do aumento do fluxo de veículos.
Os horários de maior pico de tráfego devem ser das 16h às 24h desta sexta-feira (29) e das 7h às 15h do sábado (30). Na volta do feriado, o maior movimento deve ocorrer das 15h às 24h, de terça-feira (dia 2).
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) prevê que somente da capital paulista 1,6 milhão de veículos se desloquem para o litoral ou para o interior. O sistema Anhanguera-Bandeirantes, que liga a capital ao interior, deverá ter o maior fluxo, cerca de 770 mil veículos. O sistema Castello Branco-Raposo Tavares, que também liga a capital ao interior, deverá movimentar 550 mil veículos. E o sistema Anchieta-Imigrantes, que liga a capital ao litoral, deverá ter 415 mil veículos.
A Secretaria de Transporte recomenda que os motoristas fiquem atentos às novas exigências do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece a utilização de equipamentos de segurança no transporte de crianças.
A fiscalização das estradas paulista será feita por aproximadamente 6 mil policiais, que terão à disposição cerca de mil viaturas (carros e motos), e 100 bafômetros.