Jornal Correio Braziliense

Brasil

Aproximação de frente fria provoca chuva no RS

Previsão é de vento forte e trovoadas em algumas regiões do Estado

A chuva retorna ao Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. A aproximação de uma frente fria com o suporte de umidade vinda da Amazônia aumenta a quantidade de nuvens no decorrer do dia e as primeiras pancadas de chuva deverão ser observadas entre o Oeste, Noroeste e Centro Gaúcho. Nestas regiões pode chover forte com trovoadas entre a manhã e a tarde, mas em geral, o volume acumulado será baixo.

A exceção fica para as Missões, onde em 24h pode chover entre 45-60 mm (1/3 da média). Já no leste, nordeste e sul do Estado as pancadas de chuva só devem ocorrer à noite e de forma muito localizada.

Com relação às temperaturas, os ventos predominantes do quadrante norte deixam a tarde mais abafada comparado aos últimos dias.

No Litoral, a previsão é de mar calmo com ondas em torno de 1,1m de altura.

Nebulosidade em Porto Alegre


Em Porto Alegre céu com variação de nuvens pela manhã que se dissipam no período da tarde. À noite, a nebulosidade volta a aumentar e provoca pancadas de chuva. Temperaturas estáveis, variando entre 13;C e 26;C. As chuvas totalizam 2 mm.

A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de muito frio pela manhã. Já o período da tarde será quente. Durante a tarde a umidade relativa chega a 48%. A intensidade do vento atinge 25 km/h com direção predominante de leste.

Sábado segue frio

No sábado a frente fria avança rapidamente pelo Estado. Por isso, o dia fica bastante instável no centro-norte gaúcho. Durante a madrugada e a manhã pode chover forte entre Iraí e Horizontina, no extremo noroeste gaúcho. Nas outras áreas a expectativa é de muitas nuvens com chuvas irregulares a qualquer momento do dia. Exceto no oeste do Estado, onde o tempo fica firme a partir da tarde.

Em Porto Alegre muita nebulosidade e chuvas que diminuem no decorrer do dia. Temperaturas estáveis entre 17;C e 24;C. É esperado 9mm de chuva. O tempo favorece uma condição confortável pela manhã e quente à tarde. A umidade relativa atinge 72% e os ventos predominam de oeste com intensidade de 25 km/h.

Eleições com dia seco no domingo

No domingo, dia das eleições, uma massa de ar seco e frio empurra a frente fria em direção ao Sudeste. Por isso, o tempo abre e o sol predomina em todo o Rio Grande do Sul. A presença do ar frio não deixa as temperaturas subirem em relação ao sábado.

Em Porto Alegre, sol entre poucas nuvens durante todo o dia. Mínima de 13;C e máxima de 24;.