Rio de Janeiro - A baleia da espécie Jubarte, que estava encalhada desde segunda-feira (25/10) na praia de Geribá em Búzios, Região dos Lagos, morreu no início da madrugada de hoje (27). De acordo com o tenente coronel Santos Pinheiro, comandante do Corpo de Bombeiros de Cabo Frio, equipes da prefeitura trabalham neste momento para remover o corpo do animal. Ele informou que, caso não seja possível retirá-lo inteiro da praia, será preciso cortá-lo em pedaços para facilitar a remoção.
Ontem (26), mais uma operação de resgate, com o auxílio de um rebocador cedido pela Petrobras, acabou sem sucesso. Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Adriana Saad, por se tratar de um animal muito grande e pesado, a operação era muito difícil e as chances de sucesso, muito baixas. O mamífero tinha quase 15 metros de comprimento e pesava cerca de 30 toneladas.
O animal ficou preso em um banco de areia enquanto estava atrás de um cardume de peixes pequenos. Logo em seguida, o Corpo de Bombeiros, funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e outros órgãos da prefeitura, além de voluntários, começaram a tentar desencalhá-la, mas não obtiveram sucesso devido ao grande peso do mamífero. Somente este ano, segundo dados do Instituto Baleia Jubarte, sete baleias encalharam no Rio de Janeiro.