[SAIBAMAIS]Em nota, Neusa Felipetto Machado, viúva de um dos passageiros mortos no vôo 1907 da Gol, em setembro de 2006, discorda da condenação do controlador de vôo Jomarcelo Fernandes a 1 ano e 2 meses de prisão.
Neusa, que era esposa de Valdomiro Henrique Machado, um dos 154 mortos no acidente, pede a condenção dos americanos que pilotavam o jato Legacy que se colidiu contra Boeing 737 da Gol, que havia saído de Boa Vista e faria escala em Manaus, Belém e Brasília e teria como destino final o Rio de Janeiro.
Para Neusa, os americanos não poderiam ter desligado o dispositivo que evitaria esse tipo de acidente, chamado de transponder. Em setembro deste ano, quando a tragédia completou quatro anos, familiares pediram que os pilotos ficassem sem trabalhar até o fim do processo.
Na ocasião, parentes das vítimas tentaram entregar, em São Paulo, aos representantes da American Airlines, companhia em que trabalha Jan Paul Paladino, um dos pilotos do Legacy, caixas pretas em protesto por ele continuar trabalhando. Mas não foram recebidos.
Confira íntegra da nota:
Prezados senhores,
Deparei hoje com a noticia de que o controlador de vôo Jomarcelo foi condenado pela justiça militar por um ano. Gostaria imensamente que divulgasse a minha posição a respeito da condenação deste controlador de vôo.
Eu sou viúva de uma das 154 vitimas do vôo 1907 da Gol. Meu marido Valdomiro Henrique Machado estava naquele avião. Acompanhei as investigações do Cenipa e tenho o relatório final em mãos.
O ACIDENTE DA GOL NÃO TERIA OCORRIDO SE O TRANSPONDER ESTIVESSE LIGADO. Portanto os principais culpados desta tragédia são os dois pilotos do Jato Legacy Joseph Lepore e Jan Paul Paladino.
Eu como família de vitima NÃO CONDENO JEANMARCELO. A justiça brasileira, o governo brasileiro deveriam tomar como prioridade de justiça esta causa e punir os verdadeiros culpados.
Dois pilotos americanos vem para o Brasil e de posse de um avião de ultima geração mantem o transponder desligado por 54 minutos.
QUEM DESLIGOU O TRANSPONDER?
PORQUE ESTAVA DELIGADO?
MAS NA HORA DO CHOQUE EM QUE CORTOU A ASA DO AVIÃO DA GOL LIGARAM IMEDIATAMENTE O TRANSPONDER.
NAS INVESTIGAÇÕES O JATO LEGACY NÃO APRESENTOU PROBLEMA ALGUM.
E OS PILOTOS DO LEGACY?
OS DOIS PILOTOS DO LEGACY CONTINUAM A PILOTAR AVIÕES e as 154 famílias continuam levando a vida com a dor no coração.
Neusa Felipetto Machado