Jornal Correio Braziliense

Brasil

Comunidade do Rio recebe mutirão para formalizar posse de imóveis

Cerca de 50 famílias da Ladeira dos Tabajaras, comunidade da zona sul do Rio, fizeram hoje (23) gratuitamente o registro de posse de seus imóveis. A iniciativa faz parte do mutirão realizado pelo Instituto Novo Brasil pelo Carimbo Solidário em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Rio e com seis ofícios de Registro de Títulos e Documentos do município.

De acordo com Sônia Andrade, responsável pelo projeto, a retirada desse documento, que custa em média R$ 150, pode facilitar a obtenção de empréstimos ou a conquista de um emprego.

;O projeto existe para ajudar as pessoas em dificuldades a viver com mais dignidade e cidadania, trazendo a situação da moradia para a formalidade. O documento é útil em várias situações como, por exemplo, para arrumar um emprego ou fazer empréstimos. Sem ele é difícil provar a residência;, afirmou.

O mutirão teve início em 2006 e já atendeu cerca de 4,5 mil famílias. Desde o início deste ano, o mutirão também visitou as comunidades do Complexo do Alemão, na zona norte, e do Canal do Anil, na zona oeste. Uma nova ação está prevista para novembro, mas a comunidade que vai receber o mutirão ainda não foi definida.