Rayanne Portugal
Mais uma etapa para a criação da Superuniversidade do Sul ; Sudeste de Minas Gerais foi finalizada. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) unificado para a viabilização de um consórcio entre sete instituições federais de Minas Gerais será entregue ao ministro da Educação, Fernando Haddad, em 15 de outubro para avaliação das propostas. Nas próximas semanas, as universidades de Alfenas (Unifal), Itajubá (Unifei), Juiz de Fora (UFJF), Lavras (Ufla), São João del-Rei (UFSJ), Ouro Preto (Ufop) e Viçosa (UFV) apresentarão a proposta aos conselhos superiores das instituições e à comunidade acadêmica. A fusão, inédita no Brasil, viabilizará a integração nos campos de ensino, pesquisa e extensão, parcerias para o desenvolvimento e troca de tecnologias, atuação em áreas estratégicas e a discussão de soluções para os problemas sociais da região e do país.
O plano também sugere a criação do projeto de lei que viabilizará legalmente a criação do consórcio entre as instituições. Atualmente, não há amparo legal para a unificação, já que a medida que regulamenta os consórcios no país não contempla estabelecimentos de ensino superior. Caso a lei seja aprovada, novas unificações poderão ser aprovadas.
Mesmo antes da aprovação do consórcio, a integração segue seu curso. O grupo vai elaborar um contrato entre as sete instituições para que, em 2011, algumas ações já possam ser desenvolvidas em conjunto. Quando concretizada, a superuniversidade contará com 90 mil alunos, 15,6 mil vagas abertas a cada vestibular, 273 cursos de graduação e 179 programas de mestrado e doutorado.
Eu estudante
Leia mais sobre educação no site