Jornal Correio Braziliense

Brasil

Tremores de terra assustam moradores de Montes Claros, em Minas Gerais

Dois tremores de terra assustaram moradores de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, na tarde desta quarta-feira (29). Moradores dos bairros Jaraguá, Planalto, Jardim Palmeiras, São José, entre outros, sentiram os abalos. De acordo com o analista de sinais sísmicos João Alberto Cruz, do Observatório Sismológico da Universidade Federal de Brasília (UnB), o primeiro tremor aconteceu às 13h55min12s, com magnitude 2.7 graus na escala Richter. o segundo abalo foi às 14h35min15, com magnitude de 2.3 graus.

Ainda de acordo com o Observatório Sismológicos, este segundo terremoto é considerado réplica ou uma continuação do primeiro. A estação sismológica que registrou os eventos desta tarde fica em Itacarambi, também na Região Norte, mas o epicentro do tremor foi em Montes Claros. Segundo o Observatório Sismológico da UnB, nos últimos 10 anos, o grande número de tremores de terra no Brasil tem valido dedicação especial de pesquisadores.

A estudante Paula Graciele Pereira Oliveira, de 23 anos, se assustou quando sentiu sua casa tremer. ;Eu estava no segundo andar de minha casa quando tudo começou a balançar. Eu corri para a janela pensando que tinha acontecido um acidente, mas não vi nada. Só mais tarde fiquei sabendo por outras pessoas que o tremor aconteceu em vários bairros da cidade;, conta.

Paula disse que as pessoas da cidade ficaram impressionados com o tremor. Segundo ela, o terremoto foi rápido, mas muito forte. Alguns amigos contaram para a estudante sobre o segundo tremor que atingiu a cidade um pouco mais tarde, mas ela nada sentiu.

Moradores do Norte de Minas ainda sofrem com lembranças de um terremoto que atingiu a comunidade de Caraíbas, no município de Itacarambi. Em 9 de dezembro de 2007, a localidade foi devastada por um tremor de 4.9 graus na escala Richter, que matou a menina Jessequele de Oliveira Silva, de 5 anos. Foi a primeira morte provocada por um terremoto no Brasil.