Jornal Correio Braziliense

Brasil

Ministério da Saúde confirma seis casos de sarampo na Paraíba

O Ministério da Saúde confirmou hoje (23) seis casos de sarampo em João Pessoa e na região metropolitana da capital paraibana. O resultado foi obtido pelo laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro, que é referência nacional em sarampo.

[SAIBAMAIS]O laboratório encontrou o mesmo vírus de surtos na África do Sul e que foi identificado nos três casos confirmados no Rio Grande do Sul. O ministério e a Secretaria Estadual de Saúde estão fazendo investigações para saber como os pacientes da Paraíba contraíram a doença. No Rio Grande do Sul, duas crianças foram infectadas em viagem a Argentina, ou seja, os casos são considerados importados.

Até o momento, a Paraíba notificou 58 casos suspeitos. Desse total, seis foram confirmados e 52 continuam em análise. Além da Paraíba e do Rio Grande do Sul, foram registrados casos da doença no Pará.

A transmissão do vírus do sarampo foi interrompida no Brasil desde 2000, segundo o ministério. Desde então, os casos registrados no país são provenientes de outras nações.