Uma delegação formada por oito empresários e pelo representante do Ministério das Comunicações, Flávio Lenz, desembarca hoje (20) na África do Sul para tentar expandir as fronteiras de operação do sistema nipo-brasileiro de TV digital. Serão três dias de reuniões em Johannesburgo com o objetivo de reforçar as vantagens tecnológicas, econômicas e sociais do padrão Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial (ISDB-T) para os países da África Austral.
De acordo com o Ministério das Comunicações, a ideia é reforçar os argumentos de que a indústria da África do Sul poderia se desenvolver com a implantação da tecnologia nipo-brasileira de TV digital. Se adotado o padrão ISDB-T, o Brasil garantirá o apoio técnico necessário para formar especialistas locais, principalmente na área de programas de computador (softwares).
As reuniões contarão com a participação de integrantes do governo local, da imprensa e de radiodifusores. A agenda prevê, ainda, encontros com membros do Departamento de Comunicações da África do Sul (órgão equivalente ao Ministério das Comunicações), da agência reguladora do setor, a Icasa, e integrantes da Associação Nacional da Indústria de Componentes Eletrônicos (Namec).
O governo sul-africano deverá anunciar ainda este ano a decisão sobre a tecnologia a ser adotada pelo país para a TV digital. Além do padrão nipo-brasileiro, a África do Sul negocia com os detentores da tecnologia adotada pela União Europeia.