Jornal Correio Braziliense

Brasil

Rio de Janeiro registra a menor taxa de fecundidade do país

Rio de Janeiro - O Rio de Janeiro é o estado com a menor taxa de fecundidade do Brasil, com 1,63 filho por cada mulher, segundo a Síntese de Indicadores Sociais 2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira (17/9). A taxa média do país é de 1,94 filho por mulher.

A advogada carioca Michelly Antony, de 29 anos, não tem filhos. Casada há quatro anos, ela só pensa em engravidar depois que conseguir um emprego estável. ;Decidi não ter nenhum filho por enquanto, em função da minha busca pela realização profissional. Quero me dedicar à carreira primeiro. Estou estudando para concurso e quando estiver em um cargo público, poderei cuidar melhor do meu filho, até mesmo em termos materiais para proporcionar melhores condições à criança, para colocá-la num bom colégio, num curso de inglês, numa escolinha de futebol;, disse.

[SAIBAMAIS]Michelly quer ser mãe aos 30, mas ainda não sabe se terá um ou dois filhos. Mesmo que opte por dois, a advogada já terá menos filhos do que sua mãe, que teve três. A mudança do padrão entre gerações é refletida na redução da taxa de fecundidade da mulher brasileira ao longo dos anos. Em 2000, a taxa média nacional era de 2,39 filhos por mulher. Hoje é de 1,94.

Michelly acredita que a redução da taxa de fecundidade no Brasil se deve a uma mudança nas prioridades de vida das gerações mais novas. ;Acho que as pessoas da minha geração pensam primeiro em sua conquista individual. Elas pensam primeiro em sua realização como pessoa e como profissional e depois pensam na família, nos filhos;, afirmou.