Os contratempos de uma viagem foram parar na Justiça e vão render uma indenização de quase R$ 28 mil a um casal de Belo Horizonte (MG). Depois de ter duas de suas quatro malas extraviadas durante uma viagem de volta dos Estados Unidos, o casal será indenizado, por danos morais e materiais, pela empresa United Airlines Inc. A decisão é do juiz da 13; Vara Cível de Belo Horizonte, Llewellyn Medina.
Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o casal alegou que as malas desapareceram no aeroporto de São Paulo, durante uma conexão. Mesmo sem parte da bagagem, os recém-casados seguiram para Aracaju, onde passariam os últimos dias da lua-de-mel. Todos os itens pessoais que teriam sido extraviados tiveram que ser comprados novamente. Os voos precisaram ser remarcados e as despesas com passagens e alimentação aumentaram.
Os passageiros procuraram a empresa aérea para comunicar o extravio da bagagem e listaram todos os objetos que estavam dentro das malas. A United apresentou uma proposta de ressarcimento, mas a quantia era inferior a um terço do valor dos objetos perdidos.
A United alegou ter feito tudo para evitar qualquer tipo de dano aos passageiros e eles não aceitaram a compensação oferecida. A empresa afirmou ainda que não foi comprovado o valor dos itens extraviados e o casal não seguiu as orientações da empresa de levar objetos eletrônicos ou de alto valor na bagagem de mão.
Para o juiz, é responsabilidade da companhia aérea garantir a segurança do deslocamento dos passageiros e dos objetos e bagagens transportados. Essa decisão está sujeita a recurso.