Rio de Janeiro - O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que os dados sobre o crescimento da obesidade entre os brasileiros acendem um ;alerta vermelho;.
Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada hoje (27), revela que mais da metade da população brasileira está acima do peso. O sobrepeso é maior entre os homens (50,1%) do que entre as mulheres (48%).
;Estamos em uma situação de absoluto alerta vermelho. O crescimento [da obesidade] na última década aponta para uma realidade: homens e mulheres estão acima do peso;, disse o ministro.
De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009, o percentual de excesso de peso entre os homens saltou de 29,8%, em 1989, para o índice atual (50,1%). O percentual entre as mulheres, no fim da década de 80, era de 41,4%.
Nesse ritmo, Temporão estimou que em dez anos o problema no Brasil atingirá dois terços da população adulta ; a mesma proporção dos Estados Unidos (63%).
;O Brasil se aproxima perigosamente do mesmo nível de excesso de peso dos Estados Unidos, o que é péssimo do ponto de vista da qualidade de vida e da perspectiva de doença e sofrimento.;
O excesso de peso é considerado fator de risco para a saúde e pode acentuar problemas como hipertensão arterial, diabetes e infarto.