Rio de Janeiro ; Na disputa com as novas mídias, os jornais e todos os meios de comunicação, de uma maneira geral, devem primar pela qualidade do seu conteúdo, que é o principal responsável pela atração de leitores e consumidores. A questão foi destacada ontem, no 8; Congresso Nacional de Jornais, no Windsor Barra Hotel, no Rio, com mais de 700 participantes, que teve como tema central Jornalismo e a democracia na era digital. No painel de encerramento, foi discutido o tema O futuro da mídia digital.
O congresso foi promovido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), que tem146 veículos filiados. Ontem, também foi eleita a nova diretoria da entidade para o período 2010/2012. Reconduzida ao cargo, a atual presidente da ANJ, Judith Brito, disse que a associação continuará liderando a luta pela liberdade de expressão. A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, esteve no congresso ontem e assinou a declaração de Chapultepec, carta de intenções em defesa da liberdade de expressão e de imprensa, firmada no México, em 1994 (leia reportagem na página 6). Na quinta-feira, os candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) também assinaram o documento.
Outra questão discutida no congresso foi a instalação do conselho de autorregulamentação das empresas filiadas à ANJ. Ficou estabelecido que o conselho será parecido com o Conselho de Autorregulamentação Publicitária. Os procedimentos do conselho ainda serão definidos por uma equipe de sete integrantes, que começaram a ser indicados durante o encontro no Rio. Segundo Judith Brito, a previsão é de que o novo órgão comece a atuar até o fim do ano.
Ao participar da discussão sobre o futuro da mídia digital, o presidente do Yahoo Brasil, André Izay, lembrou que todos os profissionais da área devem ficar atentos à velocidade da informação e da tecnologia. ;A primeira coisa que temos que saber é a definição de futuro, que antes era medido em séculos e agora é medido em dias.; Para Izay, os usuários das novas mídias vão sempre diferenciar os conteúdos. ;Dessa forma, sempre vai existir espaço para o bom conteúdo e para o conteúdo diferenciado.;
O presidente da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias, Gavin O;Reilly, que também é diretor do Independent News Media PLC (Estados Unidos), fez uma defesa contundente. Segundo ele, ;o que falta na web é um sentimento coletivo de proteger os direitos autorais;.
Por sua vez, o diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios para a América Latina do Google, Rodrigo Velloso, ressaltou que a produção de qualidade continua sendo um fator primordial no mercado da comunicação. Porém, as empresas devem investir em meios para se adequar à nova realidade e facilitar a chegada das informações às pessoas. ;O futuro das mídias passa por serviços agregados para levar seu produto até o consumidor. As empresas devem ter como foco a conquista do tempo e da atenção dos consumidores;, destacou o diretor do Google.
Bicudo é internado em São Paulo
Jurista e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, Hélio Bicudo, 88 anos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral e foi internado no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo. A assessoria do hospital confirmou a internação, mas não a causa, limitando-se a dizer que não poderia dar mais detalhes. Um boletim médico assinado pelo diretor clínico do hospital, no entanto, relatou que Bicudo apresentava um quadro estável, mas ;sem previsão de alta;. Hélio Bicudo foi vice-prefeito de São Paulo na gestão de Marta Suplicy (SP) e deixou o PT em 2005, mesmo ano em que um grupo de dissidentes petistas fundou o PSol. Atualmente ele é presidente da Fundação Interamericana de Defesa dos Direitos Humanos.