Jornal Correio Braziliense

Brasil

Centros de assistência social serão instalados em todos os municípios

Brasília - A ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, anunciou hoje (19/8), durante o 4 ; Encontro Nacional de Monitoramento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que, até o final do ano, serão instalados em todos os municípios do país Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

;Implantaremos pelo menos um Cras em cada município. Atualmente existem cerca de 6.700 no país, mas 1.600 municípios ainda não têm esses centros;, afirmou a ministra.

Até amanhã (20), 220 técnicos de municípios e conselheiros estaduais e municipais de assistência social participam do encontro para debater os resultados dos censos de 2009 referentes aos Cras e aos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) O Suas é responsável pela organização dos serviços socioassistenciais em todo o Brasil.

Segundo a ministra, os Creas também serão ampliados, passando de 1.200 para 2.400. Os Creas prestam atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade, como mulheres vítimas de violência doméstica e crianças que sofreram abuso sexual.

Dados apresentados pelo ministério, com base no censo Suas de 2009 e na Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 99,3% dos municípios possuem rede de assistência social estruturada.

Outra informação divulgada é sobre o crescimento do número de Cras no país. A região que teve o maior aumento foi a Sul, que passou de 682 para 887 (30%). A Região Nordeste, por sua vez, foi a que menos cresceu - passou de 1.837 para 2.000.

;As prefeituras estão entendendo que a assistência social não pode mais ser tratada como uma ação de benevolência, um favor e, sim, como uma política de estado, um direito assegurado por lei;, afirmou a ministra Márcia Lopes.