Mais um incêndio atinge uma região de mata fechada em Minas Gerais nesta quarta-feira (18/8). O Corpo de Bombeiros (COBOM) foi chamado para atender a uma ocorrência de queda de avião, mas chegando no local não confirmou a existência de nenhuma aeronave. Porém, uma intensa queimada atinge uma plantação de eucaliptos num lugarejo chamado Placa de Queijo, em Várzea da Palma, Região Norte de Minas. Uma equipe com quatro bombeiros de Pirapora está no local para combater as chamas. As polícias Militar e Civil acompanham os trabalhos no local.
O número de queimadas já é 136,6% maior neste ano, em comparação com o mesmo período de 2009, segundo monitoramento via satélite feito pelo Programa de Prevenção e Combate a Incêndios (Prev-Incêndio) do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Até quarta-feira passada, as chamas já haviam consumido 1.063 hectares de área verde (o equivalente a 1.063 campos de futebol).
Mais cedo um incêndio de grande proporções atingiu a mata do Jambreiro e parte da Serra do Curral em Nova Lima, na Região Metropolitana de BH. No local trabalharam 15 militares do Corpo de Bombeiros e 12 brigadistas da Companhia Vale do Rio Doce. O incêndio está próximo à Mina de Águas Claras. Segundo COBOM, não foi possível determinar a área queimada, mas os trabalhos de combate param nesta noite e continuam na manhã de quinta-feira.