A primeira parcial do Censo 2010 do IBGE aponta o Rio Grande do Sul como Estado com o maior atraso na apuração. O índice, nas duas primeiras semanas, foi de apenas 8,2%, sendo o único abaixo da meta. Os destaques ficam com Rondônia (28%), Sergipe (27%), Ceará (25%) e Alagoas (21%). Em coletiva, na manhã desta segunda-feira, o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, atribuiu índice ruim no Rio Grande do Sul ao atraso entrega dos coletes aos recenseadores, que já está normalizada em todos os estados.
O chefe do IBGE no Rio Grande do Sul, José Renato Almeida, afirma que o atraso será recuperado em breve. Há possibilidade de contratação de novos pesquisadores para alguns municípios gaúchos que não preencheram as vagas abertas inicialmente. Até a manhã desta segunda-feira foram entrevistados 1,1 milhão de moradores no Estado. O total de domicílios visitados chega a 348 mil.
A meta prevista para o início dos trabalhos era fazer o levantamento em 9,1% dos 58 milhões de domicílios brasileiros. A maioria dos estados superou o índice. O Amapá está entre os melhores desempenhos na coleta. Mais de 20% da população estimada em 2009 já foi recenseada. Sobre domicílios fechados, a cidade de Palmas, no Tocantins, é o destaque negativo: dos 17 mil visitados, quatro mil estavam fechados.
A posição de hoje aponta que o Censo 2010 já foi realizado com 17% da população. Em torno de 9,6 milhões de domicílios foram recenseados, o que representa 16,5% do total.
Desde 1; de agosto, é feita a coleta de informações para o 12; Censo Demográfico do Brasil. Este é o primeiro levantamento totalmente informatizado. Até o final de outubro, cerca de 58 milhões de domicílios serão visitados nos 5.565 municípios brasileiros. O conjunto de informações demográficas, socioeconômicas e habitacionais será usado pelo IBGE para fazer um novo retrato do país.
Identificação
Os recenseadores podem ser identificados por meio de seu uniforme (colete e boné do Censo 2010), pelo documento de identidade (com nome e foto), que estará visível no bolso do colete e pelo aparelho de coleta de dados (PDA).
Pela primeira vez, o questionário do Censo 2010 poderá ser respondido pela Internet. A possibilidade só é válida após a visita do recenseador ; que fornece ao morador um envelope lacrado contendo códigos de acesso que dão acesso ao questionário, em site seguro e criptografado. A medida garante o sigilo das informações prestadas.
O IBGE não enviará nenhum e-mail solicitando preenchimento de questionários.