Jornal Correio Braziliense

Brasil

Incêndio no Parque Nacional de Itatiaia, no Rio, já dura três dias

O incêndio que atingiu o Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro, ainda não havia sido controlado até o meio da tarde deste domingo (15). O fogo começou na manhã da última sexta-feira (13), na área próxima ao município de Visconde de Mauá, e já destruiu uma grande parcela da vegetação.

Segundo a funcionária do parque Daniela Carvalho, 170 pessoas trabalham há mais de 48 horas no combate ao fogo. São servidores públicos, militares do Exército e soldados do Corpo de Bombeiros de várias cidades, como de São Lourenço (MG). Um helicóptero do Comando Aéreo de Taubaté (SP) foi enviado ao local e está ajudando na localização dos focos de incêndio e na orientação das equipes em terra. A maior dificuldade é o combate direto às chamas, pois o local é montanhoso e de difícil acesso.

O Parque Nacional de Itatiaia é a mais antiga unidade de conservação do Brasil, criada em 1937, pelo presidente Getúlio Vargas. A área de 30 mil hectares é formada por matas, cachoeiras e montanhas e abriga o Pico das Agulhas Negras, com 2.791 metros.

De acordo com a funcionária do parque, o total da área atingida ainda não foi calculado.