Jornal Correio Braziliense

Brasil

Presidente da Anac vistoria aeroportos de São Paulo e Rio e diz que situação está normalizada

São Paulo ; Após vistoriar os aeroportos de Cumbica e Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont e Tom Jobim, no Rio de Janeiro, a presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, disse hoje (5) que a situação dos aeroportos havia voltado ao normal. Desde o último sábado (31), os aeroportos registravam filas e atrasos nos voos, principalmente os da companhia Gol Linhas Aéreas.

;Esses aeroportos, que representam 41% dos voos do país, estando normais, significa que o Brasil está normal;, disse. A presidente da Anac voltou a afirmar que ;tudo indica; que o problema ocorrido no final de semana foi causado por um erro do software que gerencia as escalas da Gol. ;Foi um problema pontual de escala que foi equacionado em cerca de dois dias. Não trará mais problemas no futuro;, ressaltou.

Ontem (4), a Anac anunciou que multará a Gol em R$ 2 milhões. Para apurar os motivos de atrasos e cancelamentos dos voos da companhia aérea, a agência fará um levantamento sobre o número de tripulantes que trabalharam na companhia em julho. A Anac quer saber se o limite de horas mensais de trabalho foi respeitado.

Solange disse que as informações obtidas, até o momento, mostram que a Gol teve menos voos fretados no final de semana passado, quando ocorreram os atrasos, do que no fim de semana anterior. Também foi constatado que a companhia aérea tinha mais funcionários trabalhando em julho do que em junho. ;Tudo indica, até agora, que o erro foi do software de escala;, frisou.

A presidente da Anac disse que houve uma denúncia do Sindicato dos Aeronautas, no mês passado, sobre o extrapolamento de horas voadas pela Gol. Segundo ela, a denúncia é genérica e está sendo apurada.