Jornal Correio Braziliense

Brasil

Rio registra menor número de homicídios em junho nos últimos 19 anos

Rio de Janeiro - O estado do Rio registrou em junho o menor número de homicídios dolosos [quando há intenção de matar] desde 1991, quando começou a ser registrada a série histórica. Foram 347 mortes intencionais em junho, 16 a menos que em maio, que teve 363 homicídios, segundo relatório do Instituto de Segurança Pública divulgado nesta quarta-feira (4).

No primeiro semestre houve queda de 20% nas mortes, comparado com o mesmo período de 2009. Foram 2.556 homicídios no semestre este ano, contra 3.198 na primeira metade do ano passado.

Também houve redução em junho no número de roubos de veículos no estado, caindo de 1.968 no mesmo mês do ano passado para 1.701 este ano. A tendência de queda se verificou igualmente nos roubos de rua, que somaram 7.845 em junho 2009, contra 6.369 em junho último, uma redução de 1.476 casos.

O secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, atribuiu os bons resultados ao novo sistema de premiação dos policiais por metas atingidas, além da expansão das Unidades Policiais Pacificadoras (UPPs) nas comunidades, que já abrangem 150 mil moradores.

;Este programa é tão importante quanto as unidades pacificadoras. Mas nada está ganho e não temos que comemorar e, sim, trabalhar em cima desses resultados;, afirmou Beltrame.

Das 40 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp) em todo o estado, 23 atingiram as metas pré-estabelecidas, o que garantiu um pagamento mínimo de R$ 500 a cada policial, chegando a R$ 1.500, para a área que ficou em primeiro lugar. No total, 18 mil policiais foram premiados, pela redução da violência nas áreas onde atuam. Os prêmios em dinheiro são pagos a cada semestre.

Os dados completos do relatório podem ser acessados na página do Instituto de Segurança Pública (ISP), no endereço .