Jornal Correio Braziliense

Brasil

Ipem faz Operação Pai Feliz para fiscalizar exposição de produtos mais procurados na data

Rio de Janeiro ; Fiscais da diretoria de Qualidade do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem-RJ) deram início hoje (3) à Operação Pai Feliz em um shopping da zona norte da cidade. Os produtos que serão alvo dos fiscais na operação são os que têm maior procura no mercado por ocasião do Dia dos Pais, tais como camisas, gravatas, ternos, bermudas e cuecas.

Segundo a assessoria do Ipem-RJ, foram encontradas 87 irregularidades nas 14 lojas do shopping inspecionadas hoje. Um dos problemas mais comuns foi a falta de informações suficientes nas etiquetas de gravatas.

De acordo com o superintendente de Qualidade, Ademir Farias de Oliveira, a Operação Pai Feliz tem um foco especial nos produtos têxteis da moda masculina. A operação se estenderá até a próxima sexta-feira (6) e também vai englobar a região metropolitana do Rio e alguns municípios do interior.

;Essa semana, como está próximo o Dia dos Pais, a gente está fazendo com o foco mais na moda masculina, para ver se os produtos expostos estão de acordo com a norma do Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia];, disse.

Oliveira disse que a falta de informações nas etiquetas é a irregularidade mais comum encontrada pelos fiscais nos produtos têxteis em geral. ;Todo produto têxtil tem que vir com uma etiqueta fixada no produto com algumas informações: a composição do produto, a instrução de lavagem e conservação, o país de origem, tamanho, o CNPJ [Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica] do fabricante daquele produto, a razão social ou a marca do produto;, explicou.

Não havendo essas informações, o lojista é notificado e tem um prazo de dez dias para enviar à sede do Ipem-RJ a nota fiscal que comprove a origem do produto. Na ausência de reparo, a multa varia de R$ 100 a R$ 60 mil.