Até as 16h desta segunda-feira (2/8), 30 vôos atrasaram no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), através de seu site, dos 121 vôos programados, cinco deles ainda estavam atrasados e cinco ( 4.1 %) foram cancelados (4,1%), o que soma 28,9% de atrasos e cancelamentos na capital.
Em nota oficial, a Infraero esclareceu que "está monitorando os transtornos ocorridos em função dos atrasos nos voos da companhia aérea Gol, impactados pela implantação de um novo sistema de escalas, o que ocasionou a falta de tripulantes daquela empresa." A Infraero revelou também que a Gol registrou, até as 15h30 desta segunda, o pico de 54,5% de atrasos no país inteiro, o maior índice entre as outras companhias aéreas.
[SAIBAMAIS]A Gol se justificou e informou que o motivo do atraso seria por algumas tripulações atingirem o tempo limite de 85h/mês horas de jornada de trabalho previsto na regulamentação da profissão e foram impossibilitadas de seguir viagem, gerando um efeito em cadeia. Além disso, a empresa também alegou o intenso tráfego aéreo registrado na última sexta-feira (30/7), como reflexo nos atrasos desta segunda. A companhia também disse que está prestando assistência aos passageiros.
Mais de 100 pessoas estão desde ontem aguardando embarque em hotéis de Brasília. Chegadas e partidas da Gol ficaram com atrasos, em média, de duas horas.