Jornal Correio Braziliense

Brasil

Mineiras são denunciadas por tráfico internacional de drogas

Três mulheres foram denunciadas pelo Ministério Público Federal por tráfico internacional de drogas. A paraguaia Sonia Ayala Caniza e as mineiras Olinda Batista Reis e Uria Rara Reis Santos, que são mãe e filha, são suspeitas de participar de uma rede internacional de tráfico agenciando ;;mulas;; para fazer o transporte das drogas.

A polícia conseguiu chegar até Olinda quando um romeno que era usado como mula morreu durante um vôo internacional, depois que uma cápsula de cocaína se rompeu em seu estômago. As investigações apontaram que as passagens dele haviam sido compradas por Olinda Reis, que também agenciava a viagem de outros envolvidos no esquema.

O esquema contava com a participação de nigerianos, romenos e latino-americanos. O Brasil seria o local do recebimento, transporte e remessa das drogas para países europeus.

Olinda e Sonia foram presas em flagrante, em junho, quando tentavam transportar cocaína escondida nas rodinhas de uma mala de viagem. As duas estão no Presídio Estevão Pinto, em Belo Horizonte .A filha de Olinda, Uria, não foi presa porque não estava no local no momento do flagrante.

Se a denúncia for recebida, as três irão responder pelos crimes de associação para o tráfico ilícito de entorpecentes e por tráfico internacional de drogas. Em caso de condenação, a pena varia entre três e quinze anos de prisão.