Jornal Correio Braziliense

Brasil

Polícia captura em motel um dos maiores traficantes de Minas

Um homem apontado pela Polícia Civil como um dos maiores traficantes de Minas Gerais foi preso na madrugada desta quarta-feira em um motel às margens do Anel Rodoviário, no Bairro Engenho Nogueira, Região da Pampulha. Segundo a Polícia Civil, o patrimônio de
Luiz Cosme Barbosa, de 33 anos, conhecido como ;Barriga;, gira em torno de R$ 5 milhões. A polícia especula que mensalmente o traficante comprava e revendia cinco toneladas de maconha.

Ele ainda foi classificado como criminoso de alta periculosidade, suspeito de participar de vários homicídios. De acordo com as investigações, Luiz buscava maconha em Foz do Iguaçu e revendia para várias cidades do estado. A especialidade do traficante é a maconha, mas ele também lucrava com a revenda de cocaína e haxixe, afirmou a polícia. No quatro do motel onde o suspeito foi preso não foram encontradas substâncias ilícitas nem armas, mas o homem apresentou documento com nome falso.

Ainda de acordo com a polícia, havia seis mandados em aberto contra Luiz, sendo cinco de prisão preventiva e um de recaptura. O traficante foi preso pela primeira vez em 2001 e começou a vender drogas em Santa Luzia, na Grande BH. Segundo as investigações, em 2009 durante uma operação em um sítio de Nova Lima, também na Grande BH, foram apreendidas duas toneladas de maconha e quatro homens foram presos. Dentre eles estava Luiz Cosme.

Ainda em 2009, os quatro suspeitos de tráfico conseguiram escapar do Ceresp Gameleira com alvarás de soltura falsos. Depois de ser preso no motel, o suspeito foi encaminhado para a 20; Delegacia Seccional, no Bairro Cachoeirinha e foi apresentado pela delegada Verlaine Adriani na 1; Departamento de Polícia, no Centro.