A Polícia Civil não vai mais solicitar a perícia do Instituto de Criminalística no Parque Mirabilândia, onde na noite desta quarta-feira (21) uma pane no brinquedo Move It deixou 23 pessoas presas durante cerca de 1h30. De acordo com o delegado de Olinda (PE), Erivaldo Guerra, o incidente não foi caracterizado como crime, já que não houve feridos ou mortos.
O Diretor do Mirabilândia, Antônio Peixoto, garantiu que o brinquedo já foi consertado e passará por testes nesta quinta (22/7) à noite, motivo pelo qual o parque não será aberto ao público. Ele afirmou também que durante a pane elétrica ocorrida ontem, as pessoas não ficaram penduradas no brinquedo, e sim, suspensas a uma altura de 50 cm do chão, na posição sentada. Segundo o diretor, a demora na retirada de todos os clientes aconteceu por conta da pane elétrica que travou todos os cintos de segurança, fazendo com que o equipamento só fosse aberto de forma manual.
Ele acrescentou ainda que o resgate das 23 pessoas foi acompanhado por um bombeiro que resgatou primeiro as crianças e depois os adultos que estavam passando mal. Ao final eles foram avaliados, receberam um lanche e foram liberados. "Só liberamos depois que vimos que não tinha ninguém ferido. Além do mais não houve vazamento de corrente elétrica como alguns disseram. O brinquedo possui um equipamento de segurança chamado DR, que é acionado automaticamente quando há qualquer tipo de curto-circuito ou descarga elétrica. Tanto é que os cintos, que só funcionam com energia elétrica, só pôde ser aberto manualmente", finalizou.
A empresa alegou que este foi o primeiro incidente do tipo registrado nos 16 anos de instalação do parque, os oito primeiros deles com o nome de Playcenter.