Um ciclone extratropical atinge o Estado a partir desta quarta-feira. A forte área de instabilidade traz chuva forte, rajada de vento, trovoadas e queda de granizo. O acumulado passa dos 60mm até o fim do dia em várias cidades gaúchas.
A partir da manhã, as rajadas passam dos 100km/h no centro e noroeste do Rio Grande do Sul. A volta da chuva faz com que a temperatura mínima volte a subir em toda a Região Sul. No sul do Rio Grande do Sul, a mínima chega a 5;C.
Na Capital, o misto de chuva com sol fez surgir um
arco-íris. Clique na foto e veja mais imagens.
À tarde, a máxima também dá um salto: pode chegar a 25;C no leste e norte do Rio Grande do Sul. Apenas na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, a temperatura máxima permanecerá baixa ao longo de todo o dia, não passando dos 10;C.
Na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, o avanço de uma nova massa de ar polar gera mínima entre 3;C e 5;C. O frio da tarde também volta a avançar pela Região Sul, fazendo com que a máxima não passe de 10;C no noroeste do Rio Grande do Sul e oscile entre 11;C e 19;C em boa parte de Santa Catarina e no sul e extremo oeste do Paraná.
Na sexta-feira, a frente fria enfraquece um pouco, mas ainda provoca chuva no norte do Rio Grande do Sul.