Jornal Correio Braziliense

Brasil

Morre Luiz Barradas, 57 anos, secretário de Saúde de SP

O secretário de Saúde de São Paulo, Luiz Roberto Barradas, morreu na noite do último sábado vítima de infarto do miocárdio. Ele estava em Ubatuba, no litoral norte do estado, passando férias, quando sentiu-se mal e foi levado para o hospital. Barradas chegou a ser atendido no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, na Zona Sul de São Paulo, mas não resistiu.

Luiz Roberto Barradas tinha 57 anos e deixou dois filhos e um neto. O corpo do secretário será cremado hoje no Cemitério Vila Alpina, em cerimônia apenas para familiares e amigos.

Diversos políticos foram prestar homenagens ao secretário durante o velório ontem. O candidato tucano à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, manifestou pesar pela morte de Barradas. ;Era formulador e administrador dedicado, inteligente e criativo. Que perda!”, publicou na madrugada de ontem em seu microblog na internet.

O governador do estado, Alberto Goldman (PSDB), ressaltou a dedicação profissional de Barradas. ;Todos os avanços que tivemos em São Paulo nos últimos anos tiveram a participação decisiva dele;, afirmou o governador.

O deputado federal José Anibal (PSDB-SP) destacou o papel de Barradas no atendimento ambulatorial do estado e na distribuição de medicamentos. ;Como alguém com tanta vitalidade, iniciativa e programas de trabalho de atendimento às pessoas desaparece de forma absolutamente imprevisível? É muito doloroso.; O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) também esteve no velório. Os dois trabalharam juntos em Osasco (SP).

A morte do secretário também foi lamentada pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão. ;Compartilho desse momento de dor com seus familiares e com os colegas da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a qual Barradas comandou com muita seriedade e responsabilidade, sempre visando o aprimoramento dos serviços de saúde pública e o bem-estar da população;, informou em nota o ministro.

Barradas assumiu a Secretaria de Saúde em janeiro de 2003, no governo de Geraldo Alckmin. Ele também foi assessor dos ex-ministros Adib Jatene e José Serra. Chefiou o gabinete da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo durante a prefeitura de Mário Covas.