Jornal Correio Braziliense

Brasil

Sete municípios gaúchos registraram recorde de mínima nesta madrugada

Em Santa Maria os termômetros registraram 1,2ºC até às 6h

A quinta-feira será de tempo firme e seco na maior parte do Rio Grande do Sul, mas o amanhecer foi ainda mais gelado em alguns municípios gaúchos, entre eles, na Serra. Em algumas cidades foram registrados recordes de temperaturas mínimas nesta madrugada.

Em Canguçu, fez 2,6;C nesta madrugada. O recorde anterior havia sido registrado no dia 22 de junho, quando fez 3,6;C. Em Santa Maria, na Região Central, os termômetros registraram 1,2;C e no aeroporto marcava 0;C. Em Soledade, no Norte, fez -1,4;C, em Torres, no Litoral Norte, a mínima foi de 3,2;C. Em Alegrete fez -0,2;C, Bento Gonçalves fez 0,1;C e Chuí fez 1,5;C.

A mínima no Estado foi de -2,5;C em São José dos Ausentes, às 2h. Na quarta-feira, fez -3,4;C, a menor temperatura do ano no Estado. Já em Vacaria fez -2,1;C às 5h, enquanto na quarta fazia -3,2;C. Em Porto Alegre, fez 3,8;C às 5h. A máxima não deve ultrapassar os 13;C ao longo do dia na Capital.

O frio intenso da madrugada será amenizado pelo sol à tarde, mas as máximas não ultrapassam os 14;C no Estado. Em São José dos Ausentes e Cambará do Sul, a combinação de umidade e baixa temperatura aumentam as chances de neve em pontos isolados a partir da noite desta quinta-feira. Nas outras áreas, há grandes chances de formação de geadas.

Na sexta-feira, a instabilidade se espalha. Há previsão de chuva no Norte, Oeste, Noroeste, Centro e Nordeste gaúcho. Na região Sul, a massa de ar polar mantém o tempo firme e gelado.

As menores temperaturas serão registradas na fronteira com o Uruguai, com mínimas entre 0;C e 3;C. Entre São José dos Ausentes e Cambará do Sul, ainda há uma pequena chance de formação de neve na madrugada.

Em Porto Alegre, previsão é de chuva isolada à noite e sensação de frio ao longo do dia. A mínima não passa dos 5;C e a máxima não ultrapassa os 14;C nesta sexta.

Dicas para enfrentar o frio:

; Faça exercícios de aquecimento antes de iniciar suas atividades, principalmente quando o trabalho exigir algum esforço físico.

; Vista muitas camadas de roupas. Tecido de algodão junto ao corpo ajuda a manter o calor. A lã é um bom isolante que ajuda a reter o calor corporal mesmo quando molhado. O nylon quebra-vento é ideal para ser usado sobre as outras roupas.

; Proteja a cabeça e o pescoço, porque grande parte do calor é perdido por estas áreas.

; Proteja as extremidades para prevenir ulceração produzida pelo frio. Nos estágios iniciais, ocorre uma sensação de queimação na pele, que tende a mudar de cor do vermelho para o roxo até o branco.

; Quando a roupa estiver molhada, remova-a imediatamente, pois ela aumenta o risco de algum problema provocado pelo frio.

; Beba líquidos. Chás e outras bebidas quentes ajudam a hidratar e a regular a pressão arterial.

; Proteja-se do vento sempre que possível.

; Cuide-se ao caminhar sobre terrenos cobertos por gelo ou neve. Redobre a atenção nas rodovias, porque o gelo na pista pode provocar derrapagem nos automóveis.