A massa de ar polar intensa que atinge o país fez novo recorde nesta madrugada. Pelo segundo dia consecutivo, segundo a Central de Meteorologia, a mínima registrada é a mais fria do país. Nesta quarta-feira, a pior medição foi registrada em Urupema, Santa Catarina, que marcou -7,8;C.
Em Papanduva, fez -5,8;C. General Carneiro, no sul do Paraná, registrou -5,7;C. Em Santa Catarina, a temperatura chegou a -4,9;C em São Joaquim e -3,5;C em Caçador ; por volta das 4h.
[SAIBAMAIS]No RS, a maior baixa foi feita por Vacaria, que cravou -3,4;C. Ontem (13/7), Cambará do Sul, na Serra gaúcha, marcou a temperatura mais baixa do ano no Brasil. Pelo menos 17 cidades gaúchas registraram temperaturas negativas nesta madrugada de quarta-feira (14). De acordo com o monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia, Vacaria cravou -3,4;C às 5h, a mínima do ano até agora no Estado. O Inmet monitora 35 localidades no Rio Grande do Sul.
Entre o Sudeste e Centro-Oeste além do frio bem mais fraco, uma frente fria traz chuvas. Choveu forte na cidade do Rio de Janeiro e alguns bairros da cidade enfrentam falta de energia elétrica.
Na Região Nordeste, apesar da presença de nuvens muito carregadas próximas do Ceará, este sistema não chega a trazer chuvas fortes ao litoral. Nas últimas horas, não foram registrados eventos extremos. Na Região Norte, a frente fria entre Rondônia e Acre e a presença de áreas de instabilidade causam pancadas de chuva e trovoadas desde o próprio Acre até Roraima e o noroeste do Pará, passando pelo Amazonas.
Dicas para enfrentar o frio:
; Faça exercícios de aquecimento antes de iniciar suas atividades, principalmente quando o trabalho exigir algum esforço físico.
; Vista muitas camadas de roupas. Tecido de algodão junto ao corpo ajuda a manter o calor. A lã é um bom isolante que ajuda a reter o calor corporal mesmo quando molhado. O nylon quebra-vento é ideal para ser usado sobre as outras roupas.
; Proteja a cabeça e o pescoço, porque grande parte do calor é perdido por estas áreas.
; Proteja as extremidades para prevenir ulceração produzida pelo frio. Nos estágios iniciais, ocorre uma sensação de queimação na pele, que tende a mudar de cor do vermelho para o roxo até o branco.
; Quando a roupa estiver molhada, remova-a imediatamente, pois ela aumenta o risco de algum problema provocado pelo frio.
; Beba líquidos. Chás e outras bebidas quentes ajudam a hidratar e a regular a pressão arterial.
; Proteja-se do vento sempre que possível.
; Cuide-se ao caminhar sobre terrenos cobertos por gelo ou neve. Redobre a atenção nas rodovias, porque o gelo na pista pode provocar derrapagem nos automóveis.