Jornal Correio Braziliense

Brasil

Do interior, uma lição para o país aprender no Ideb

Cidade pequena em São Paulo tem cinco escolas entre as 10 primeiras no ranking do Ideb. Segredo do sucesso, segundo o prefeito, é o investimento regular de 30% do Orçamento

O município de Cajuru, localizado no nordeste de São Paulo, tem cerca de 24 mil habitantes, está a 360 quilômetros da capital e recebe os visitantes com o aconchegante slogan ;terra da hospitalidade;. Poderia ser apenas mais uma entre as 5.565 cidades brasileiras, mas o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação, destacou Cajuru no ranking das melhores escolas municipais do país que oferecem os primeiros anos do ensino fundamental (1; a 4; série). Das 10 escolas com os melhores Idebs do Brasil nesse nível, cinco integram a rede pública municipal de Cajuru. Já entre as melhores escolas de São Paulo, as cinco melhores ; além da sétima ; são do município. O resultado por instituição é um desdobramento dos números (leia quadro ao lado) divulgados no fim da semana passada.

O segredo para o destaque, segundo a prefeitura local, é o investimento. Em média, o governo municipal destina 30% do orçamento para a Educação ; a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) determina a destinação de, no mínimo, 25% da receita resultante de impostos municipais para a manutenção e desenvolvimento do ensino público. ;O investimento em educação é uma política de estado para o nosso município. Dos R$ 33 milhões disponíveis ao nosso orçamento para esse ano, R$ 12 milhões estão comprometidos para a educação;, vangloria-se o prefeito da cidade, João Ruggeri.

A melhor escola muncipal do país, com ensino até a quarta série, é a Aparecida Elias Draibe, de Cajuru, que ficou com a nota 9 em uma escala que vai de 0 a 10. A diretora da escola, Rita de Cássia, confessa que o resultado foi uma surpresa. ;Quando eu soube do primeiro lugar, fiquei alegre e, ao mesmo tempo, espantada. Estou muito orgulhosa. Isso representa o resultado da revolução da educação que aconteceu no nosso município;, conta. Para a diretora, as ações que mais contribuíram para o resultado foram as implantações do Projeto Leitura ; um reforço escolar ;, de uma sala de cinema e de uma sala de informática.

A Secretária de Educação, Isabel Ruggeri Ré ; mulher do prefeito ; destaca também uma parceria realizada com o COC Sistema de Ensino, instituição que desenvolve projetos pedagógicos para escolas. ;A partir da parceria, capacitamos todos os professores da rede pública. Todos os 130 professores da rede municipal têm diploma superior em Pedagogia;, afirma. Além disso, os 3.200 alunos da rede pública recebem merenda escolar e uniforme gratuitamente.

A segunda escola municipal de 1; a 4; série com a maior pontuação do Brasil foi a Escola Municipal Andre Ruggeri (Cajuru), com 8,8 pontos, empatada com a Escola Municipal Bairro Dom Bosco (Cajuru). As três escolas municipais estão à frente da estadual Escola Estadual Dom Bosco, localizada em Eirunepé (AM). O quinto lugar das melhores escolas dos primeiros anos do ensino fundamental volta para Cajuru, com a Escola Municipal Mousart Alves da Silva. O município conta ainda com o nono lugar da lista das 10 melhores, com a Escola Municipal José Alves Palma da Silva.

Quando eu soube do primeiro lugar, fiquei alegre e, ao mesmo tempo, espantada. Isso representa o resultado da revolução da educação;
Rita de Cássia, Diretora da escola que ficou em primeiro lugar no ranking do Ideb



Ainda há muito a ser realizado

O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Carlos Eduardo Sanches, acredita que o caso da cidade de Cajuru é atípico. ;A demanda dos municípios é muito grande. Muitas vezes, eles arcam com custos que não são de sua responsabilidade e acabam não conseguindo nem chegar ao investimento básico previsto, muito menos ultrapassar;, afirma. Para Sanches, o investimento no ensino deveria aumentar por meio da União. ;O governo federal, que atualmente investe 5% do PIB em educação, deve subir essa fatia para 7% e, em seguida, para 10%. Esse é o melhor caminho, deve-se fazer a divisão do bolo;, defende.

Ampliação
Ainda assim, o presidente da Undime acredita que o aumento da qualidade do ensino no país, tanto nos níveis iniciais e finais do ensino fundamental quanto do ensino médio se deve a políticas nacionais. ;Atribuímos o aumento a três fatores: o número de matrículas na educação infantil nos últimos 10 anos cresceu, o financiamento da educação pelo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), e a ampliação do ensino fundamental para nove anos;, diz.

O Ideb foi criado pelo Inep em 2007 em uma escala de 0 a 10. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil.