Jornal Correio Braziliense

Brasil

Flagrantes de embriaguez no ano já equivalem a 76,5% dos casos de 2009 em Porto Alegre (RS)

Desde o início do ano, em Porto Alegre (RS), pelo menos 75 motoristas foram submetidos ao teste do bafômetro que confirmou a combinação de álcool e direção. Os números apontam 53 flagrantes até maio, 11 em junho e mais 11 em julho. O total em sete meses representa 76,5% dos casos do ano passado, que chegaram a 98, de acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Uma operação conjunta da EPTC e Brigada Militar (BM) elevou a estatística nesta sexta-feira (2) ao abordar 11 pessoas dirigindo embriagadas na Avenida Cristóvão Colombo, em Porto Alegre. Esse total de apenas um dia equivale ao número de flagrantes de embriaguez ao volante registrado em todo o mês de junho.

Nove dos 11 motoristas foram detidos e levados à Delegacia de Delitos de Trânsito. Dez carros foram recolhidos.

"Em dois dos condutores, o bafômetro apontou abaixo de 0,29 decigramas por litro de ar expelido e não foi considerado crime. Eles foram autuados em R$ 957,70 e terão o direito de dirigir suspenso por 12 meses. Nos demais casos, deu acima de 0,30, o que é considerado crime de trânsito", explica o gerente de fiscalização e operação de trânsito da EPTC, Paulo Gomercindo Machado.

Nova abordagem

Chamou a atenção a maneira como a operação foi realizada hoje. Policiais militares à paisana se infiltraram em bares da região para observar se os condutores bebiam e depois saíam dirigindo dos locais. Em seguida, os PMs abordaram os motoristas, que tiveram de fazer o teste do bafômetro.

Machado comemorou o resultado positivo da ação, que é inédita na Capital gaúcha, segundo ele. "Foi uma operação especial. Acompanhamos o motorista desde o momento que ele saiu do bar, entrou no carro e dirigiu alcoolizado, o que foi comprovado pelo teste do bafômetro", disse.

"As pessoas perceberam que nem sempre quem está agindo de forma errada vai sair sem ser penalizado. Faremos novas ações semelhantes em outras festas", completou.