Agentes da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) mataram na madrugada desta quinta-feira (1;/7) o traficante internacional de armas Volber Roberto da Silva Filho, de 39 anos, considerado o maior comerciante ilegal de armas do Rio de Janeiro. Carioca, Volber era sargento do Exército e estava em um motel na zona oeste da cidade.
A Dcod recebeu uma denúncia anônima por volta das 23h de quarta-feira (30) informando que o traficante estaria no motel. Quando a equipe da polícia chegou, Volber estava na garagem do quarto e, ao perceber a movimentação da polícia, sacou uma arma e disparou contra os agentes. Na troca de tiros, o traficante foi atingido e morreu a caminho do hospital.
Segundo o delegado substituto da Dcod, Alesandro Petralanda, na mesma suíte em que estava o traficante havia mais três homens e duas mulheres que, para a polícia, não têm envolvimento com as atividades ilegais do traficante.
De acordo com Alesandro Petralanda, foram encontradas duas armas e munição, além de anotações da contabilidade do traficante. ;Encontramos uma caderneta com uma única movimentação do Volber no valor de R$ 750 mil, mostrando a grandiosidade do tráfico dele;, afirmou. Volber estava foragido da Justiça, pois já havia sido preso anteriormente. Investigações da Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (Drae) indicam que ele fornecia armas para todas as facções criminosas do Rio.