Um dos responsáveis pelo Instituto de Desenvolvimento, Estudo e Formação de Mão de Obra de Mato Grosso do Sul (Idefor) foi preso hoje (29) em Campo Grande durante operação da Polícia Federal para desmontar uma quadrilha que vendia diplomas falsos de ensino médio e fundamental. Os policiais apreenderam pedras preciosas e semi-preciosas sem documentação o que resultou em prisão em flagrante.
[SAIBAMAIS]A Operação Formatura cumpriu 59 mandados de busca e apreensão em sete estados onde a quadrilha atuava: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina. De acordo com a PF, as instituições de ensino promoviam cursos a distância que não seguiam as normas do Ministério da Educação e posteriormente emitiam certificados de conclusão de cursos falsos.
Segundo a PF, também foram apreendidos documentos, computadores, certificados e históricos escolares. As investigações da operação começaram em 2008 depois de uma denúncia recebida pela PF de Campo Grande, que está no comanda da ação.