Os municípios de São José da Lage, Ibateguara e Branquinha, em Alagoas, continuam sem energia elétrica por causa das chuvas que atingiram o estado no último fim de semana. De acordo com o presidente da Eletrobras Distribuição Alagoas, Pedro Carlos Hosken, ainda falta restabelecer a transmissão em um trecho de 300 metros na travessia do Rio Mandaú para que a energia chegue a essas cidades.
;Estamos terminando de fazer essa linha, que é critica para nós. Estamos com toda a equipe trabalhando para energizar esse trecho;, disse Hosken à Agência Brasil. Segundo ele, essas três cidades têm 12,7 mil unidades consumidoras, o que resulta em cerca de 30 mil pessoas afetadas. As chuvas causaram problemas de distribuição de energia em sete cidades, mas quatro já tiveram o fornecimento restabelecida.
Hosken explica que ainda não há um prazo definido para o restabelecimento da energia, porque depois que ela for levada até o centro das cidades é preciso fazer a ligação para as residências, o que exige mais tempo de trabalho das equipes da distribuidora.
;Não temos nenhum problema de falta de recurso, apenas precisamos de tempo para fazer o restabelecimento devido à segurança. Estamos pedindo paciência aos prefeitos e a toda a sociedade porque não dá para bater a mão na chave e ligar [a energia]. Temos que fazer ponto a ponto e com segurança;, disse.
Ontem (24), Hosken se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pediu especial atenção e esforços para restabelecer a energia o mais breve possível. A Eletrobras já disponibilizou uma linha de crédito de R$ 60 milhões para a reconstrução do sistema elétrico da região.
Em Pernambuco, outro estado atingido pelas enchentes, a energia elétrica começou a ser restabelecida parcialmente em alguns municípios afetados, como Barreiros, Palmares e Água Preta. De acordo com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), a energia já foi restabelecida nas estações de abastecimento de água, unidades de saúde e prédios públicos dos municípios atingidos.