Vencendo a lama e a dificuldade de locomoção nas 54 cidades atingidas pelas chuvas no estado de Pernambuco, equipes dos governos federal e estadual estão percorrendo essas áreas, fazendo um levantamento das necessidades e de como podem tocar o plano de reconstrução. Segundo o governador Eduardo Campos, até a próxima semana, será concluída a identificação dos terrenos que serão desapropriados em 39 municípios onde os estragos foram maiores. Até ontem, o governo havia contabilizado 11.407 casas que foram totalmente destruídas. O número ainda pode crescer, uma vez que os técnicos não conseguiram acessar as localidades mais remotas para verificar os danos causados.
;Depois da indicação dos lugares, vamos começar as obras de construção;, disse o ministro da Defesa, Nelson Jobim. Ele e o governador do estado realizaram, ontem, um sobrevoo pelos municípios de Ribeirão, Gameleira, Joaquim Nabuco e Água Preta e fizeram paradas em Palmares e Barreiros, onde começou a funcionar um hospital de campanha da Força Aérea Brasileira (FAB).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve desembarcar na Base Aérea de Recife por volta das 9h30 de hoje. A agenda presidencial ainda pode sofrer alterações, mas a previsão é que ele faça um sobrevoo em Barreiros e Água Preta e desça em Palmares, onde deve ver os estragos de perto. De lá, Lula seguirá para Alagoas.