Jornal Correio Braziliense

Brasil

Alagoas decreta estado de calamidade em 15 municípios

Brasília - O governo alagoano publicou hoje (21), no Diário Oficial do estado, o Decreto n; 6.593 que declara estado de calamidade pública em 15 dos 21 municípios atingidos pelas fortes chuvas, enxurradas e inundações desde sexta-feira (18).

Os 15 municípios considerados em situação gravíssima e que necessitam de ajuda imediata são Quebrangulo, Santana do Mundaú, Joaquim Gomes, São José da Laje, União dos Palmares, Branquinha, Paulo Jacinto, Murici, Rio Largo, Viçosa, Atalaia, Cajueiro, Capela, Jacuípe e Satuba.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá hoje, às 18h, o governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho. Segundo informação da assessoria de comunicação do estado, o governador irá antes ao Ministério da Integração Nacional, onde entregará o decreto de calamidade pública. A assessoria de comunicação do ministério não confirmou o encontro.


Vítimas
O número de mortos nas enchentes chega a 19 de acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil de Alagoas. No momento, 27.337 pessoas estão desabrigadas, mais de 30 mil desalojadas e 4.164 casas foram destruídas.

Doações
A Polícia Militar do estado recebe doações dos moradores que quiserem ajudar as vítimas dos municípios afetados. Na capital e no interior, os batalhões da PM funcionarão como postos de arrecadação de alimentos não perecíveis, água potável e roupas.