Jornal Correio Braziliense

Brasil

Funasa investe R$ 1,2 milhão para melhorar qualidade da água em municípios do Rio

Rio de Janeiro - A Fundação Nacional da Saúde (Funasa) inaugura nesta terça-feira (22/6) uma Unidade Regional de Controle da Qualidade de Água (URCQA) em Casimiro de Abreu, no Rio de Janeiro.

Serão quatro laboratórios numa área de 472 metros quadrados (m;), que inicialmente atenderão 16 municípios das regiões norte, serrana e baixada litorânea, abrangendo aproximadamente 900 mil habitantes. A unidade contará também com um laboratório móvel, para reforçar o aparelhamento de controle de qualidade da água. O objetivo é criar uma unidade de referência regional no atendimento das necessidades de saneamento básico da região.

Os primeiros 16 muncípios atendidos serão Araruama, Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Carapebus, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Iguaba Grande, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, Santa Maria Madalena, São Pedro da Aldeia, São Sebastião do Alto, Silva Jardim e Trajano Morais.

Segundo Marcos Muffareg, coordenador regional da Funasa no Rio, a qualidade da água é uma prerrogativa na questão ambiental e devido à falta de estrutura a fundação coopera com os municípios para o melhor atendimento à população.

;A unidade pode atender a todos os municípios, vamos iniciar pela região no entorno dela. As amostras de água perdem qualidade no trajeto, existe uma série de problemas, então estamos otimizando o atendimento da vigilância de qualidade da água na região, que é parte fundamental no ambiente;, diz Muffareg.

O laboratório foi implantado no Centro de Capacitação em Saneamento (Cecap) da Funasa, que investiu R$ 1,2 milhão na construção dos laboratórios de hidrologia, espectrofotometria de absorção atômica, físico-químico e bacteriológico.

De acordo com Sebastião Werneck, técnico responsável pelo URCQA, com o controle de qualidade da água para o consumo humano, são evitadas a diarréia, hepatite A, o cólera, entre outras doenças.

;Nosso laboratório é um dos 13 no Brasil, mas já tínhamos um pequeno que foi ampliado. Damos mais atenção aos índios, que atendemos em cinco aldeias em Parati e Angra dos Reis. A partir da inauguração, a meta é ampliar nosso atendimento, e a vantagem será a rapidez do serviço;, destacou Werneck.