Jornal Correio Braziliense

Brasil

Pelo menos 45 cidades sofrem com alagamentos

As chuvas em Pernambuco continuam a causar estragos. De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) 45 cidades foram atingidas por enchentes. Palmares é a cidade mais atingida. Ipojuca, Ribeirão, Barreiros, Água Preta e Gameleira também estão entre as cidades em estado de emergência.

Neste sábado (19/06), o governador de Pernambuco, Eduardo campos, se reuniu com os ministros da Integração Nacional, João Santana, e das Cidades, Márcio Fortes, num sobrevôo pela Zona da Mata. No encontro, Campos solicitou R$ 50milhões para ajudar na reconstrução dos municípios atingidos.

Até o momento o governo liberou R$ 2,5 milhões para a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) e o Corpo de Bombeiros realizarem as operações especiais de atendimento à população. Amanhã, o governador irá se reunir com seu secretariado para avaliar a situação e possivelmente liberar mais verbas estaduais para ajudar as cidades atingidas.

Ipojuca
Até às 15h deste sábado as equipes de defesa civil da Prefeitura de Ipojuca contabilizaram um total de 1,2 mil desabrigados e desalojados. Segunda a prefeitura, a Bacia do Ipojuca transbordou além das expectativas previstas a partir dos históricos das últimas enchentes. Cerca de 70 pessoas estão atuando nas operações de socorro sob a coordenação da Defesa Civil municipal. A PE-60 que passa pela principal entrada de Ipojuca foi cortada pelas correntezas, o que impediu até este sábado a passagem das equipes técnicas em direção aos distritos de Camela, Nossa Senhora do Ó, Porto de Galinhas e Serrambí. A rodovia turística PE-38, que liga a PE-60 a Porto de Galinhas, teve um trecho inundado na altura das terras do engenho Cachito, deixando isoladas as pessoas que pretendiam regressar ao Recife e também impedindo o trânsito de ônibus de turismo. Há também uma operação emergencial para aplicar vacinas contra tetano e contra difteria.

Barreiros

A prefeitura decretou estado de calamidade pública. Na cidade houve o desabamento de diversas casas e grande parte dos bairros está sem energia elétrica. A ponte próxima ao hospital da cidade foi destruída pelas águas do rio Una. De acordo com a prefeitura, o município está com 95% de sua área alagada.Ainda não há informações oficiais sobre mortos em Barreiros por conta da enchente. A prefeitura teria acionado o Governo do Estado, que teria disponibilizado 60 homens do Corpo de Bombeiros e um helicóptero para participar do resgate das vítimas.

Palmares

É considerado o município mais atingido pelas chuvas em Pernambuco. Duas pontes foram destruídas e alguns bairros ainda estão alagados, como a Cohab I e o centro da cidade. Muitas pessoas ficaram ilhadas e foram resgatadas por helicópteros do Corpo de Bombeiros, que mandou um reforço de cem homens para o município.