Jornal Correio Braziliense

Brasil

Treze municípios pernambucanos já estão em estado de alerta

O Governo do estado decretou estado de emergência em 13 municípios pernambucanos. A decisão foi tomada depois de um levantamento realizado pela Codecipe e apresentado ao governador Eduardo Campos na tarde de desta sexta-feira.

De acordo com o comunicado, os municípios da Mata Sul que estão em situação de emergência por conta das chuvas são Amaraji, Catende, Cortês, Escada, Jaqueira, Maraial, Palmares, Ribeirão, Sirinhaém e Vitória. No Agreste, a situação se repete em Guabiraba, Bom Conselho e Correntes. Outros 29 municípios estão em estado de alerta.

A situação de emergência é decretada em uma localidade quando os prejuízos, tanto econômicos quanto sociais, ultrapasam os 10% do seu Produto Interno Bruto (PIB). A intenção é que o estado aja com mais ênfase para oferecer atendimento às vítimas.

No início da tarde, Eduardo Campos sobrevoou os municípios da Mata Sul opara avaliar os estragos. "Além de decretar Situação de Emergência nestes municípios, estamos enviando três mil cestas básicas para as cidades de Ribeirão, Cortês e Barra de Guabiraba, que foram as mais atingidas;, declarou.

De acordo com o levantamento mais recente da Codecipe, 4.969 estão desabrigadas e outras 5.573 desalojadas. O número de mortos vítimas das fortes chuva chegou a nove, segundo a Codecipe. A vítima fatal mais recente, segundo a instituição, é um homem identificado, a principío, como José Heleno. Ele teria 37 anos e desapareceu no município de Cortês, mas o corpo não foi encontrado.