Jornal Correio Braziliense

Brasil

Quatro policiais entre os 50 presos suspeitos de integrar grupo de extermínio em Pernambuco

Um grupo especializado em extermínios, formado por mais de 50 pessoas, foi desarticulada durante a Operação Pernambuco pela Vida 2, deflagrada nesta madrugada. Entre os envolvidos no esquema criminoso estão quatro policiais, sendo dois civis e dois militares. A ação, numa parceria entre as polícias Civil e Militar e com o apoio do Corpo de Bombeiros, tem o objetivo de cumprir mandados de prisão, busca e apreensão. Quatro pessoas ainda estão foragidas.

Todos os presos foram levados para a sede do Grupo de Operações Especiais (GOE) e, em seguida, para o Instituto de Medicina Legal (IML), onde passam por exames. Depois, serão encaminhados ao Centro de Observação Criminológica e Triagem (Cotel), em Abreu e Lima. TrÇes mulheres estão no grupo. Elas seguem para a Colônia Penal Feminina. Amanhã, uma coletiva irá apresentar um balanço da operação e informar nomes e a participação de cada um dos acusados.

A Operação Pernambuco pela Vida 1, deflagrada no ano passado, conseguiu capturar e prender 54 pessoas, entre elas 12 mulheres. Fabiano Pedro Cesário Lemos, o ;Preto;, 28, era o líder da quadrilha e, sozinho, comandava seis facções criminosas, que foram desarticuladas. Além de extermínios, o grupo tinha grande particiação no tráfico de drogas da Região Metropolitana do Recife. Foi apreendida uma quantidade de entorpecentes avaliada em mais de R$ 40 mil. Ainda estavam com os presos, 18 armas, quatro rádios para comunicação durante os crimes praticados por eles, um notebook e mais de R$ 32 mil em dinheiro.