Um grupo especializado em extermínios, formado por mais de 50 pessoas, foi desarticulada durante a Operação Pernambuco pela Vida 2, deflagrada nesta madrugada. Entre os envolvidos no esquema criminoso estão quatro policiais, sendo dois civis e dois militares. A ação, numa parceria entre as polícias Civil e Militar e com o apoio do Corpo de Bombeiros, tem o objetivo de cumprir mandados de prisão, busca e apreensão. Quatro pessoas ainda estão foragidas.
Todos os presos foram levados para a sede do Grupo de Operações Especiais (GOE) e, em seguida, para o Instituto de Medicina Legal (IML), onde passam por exames. Depois, serão encaminhados ao Centro de Observação Criminológica e Triagem (Cotel), em Abreu e Lima. TrÇes mulheres estão no grupo. Elas seguem para a Colônia Penal Feminina. Amanhã, uma coletiva irá apresentar um balanço da operação e informar nomes e a participação de cada um dos acusados.
A Operação Pernambuco pela Vida 1, deflagrada no ano passado, conseguiu capturar e prender 54 pessoas, entre elas 12 mulheres. Fabiano Pedro Cesário Lemos, o ;Preto;, 28, era o líder da quadrilha e, sozinho, comandava seis facções criminosas, que foram desarticuladas. Além de extermínios, o grupo tinha grande particiação no tráfico de drogas da Região Metropolitana do Recife. Foi apreendida uma quantidade de entorpecentes avaliada em mais de R$ 40 mil. Ainda estavam com os presos, 18 armas, quatro rádios para comunicação durante os crimes praticados por eles, um notebook e mais de R$ 32 mil em dinheiro.