Jornal Correio Braziliense

Brasil

Vacinação contra gripe suína continua em BH

Em BH vacinação contra H1NI continua. A capital é um dos municípios que não atingiram a meta. Apenas 5,5% das crianças (4,9 mil) receberam a dose, num universo estimado de 90 mil. O Ministério da Saúde determinou que municípios que não atingiram 80% de cobertura vacinal contra a gripe suína, para os grupos prioritários, mantenham a imunização a grávidas, crianças de 2 anos a 4 anos e 11 meses, jovens com idade entre 20 e 29 anos, adultos de 30 a 39 anos e doentes crônicos.

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde da capital, divulgados nesta quarta-feira, apenas 54,39% dos adultos com idade entre 30 e 39 anos foram imunizados, e 74,1% das gestantes. Trabalhadores de saúde, crianças de 6 meses a 23 meses e doentes crônicos superaram a meta de 100% de vacinação.

Em Minas, até esta quarta, 63% da população com idade entre 30 e 39 anos havia sido imunizada. Os levantamentos sobre a vacinação de crianças entre 2 e 5 anos ainda não foram feitos no estado. Contando todos os prioritários, 82% da população mineira foi vacinada. Um balanço consolidado deve ser divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde no início da semana que vem.

"Não considero que não atingimos as metas. Os municípios estão trabalhando e muitos ainda não atualizaram seus dados", informou a coordenadora de imunização da Secretaria de Estado de Saúde, Tânia Brant.

Menores de 9 anos que receberam a primeira dose da vacina, devem procurar os postos para tomar o complemento da imunização no prazo estabelecido. Nesta quarta-feira, aquele que seria o último dia da campanha nacional da vacina contra a gripe suína, os postos de Belo Horizonte ficaram lotados o dia todo. Quem deixou para a última hora precisou enfrentar filas e ter paciência para receber a dose.

Os postos volantes, como os instalados em drogarias, foram desativados, mas a vacina poderá ser encontrada nos postos de saúde municipais.