Rio de Janeiro ; Os postos de vacinação da cidade do Rio ficaram lotados na manhã de hoje (2/6), último dia da campanha de vacinação contra a influenza A (H1N1) ; gripe suína para crianças de 2 a 5 anos, gestantes e pessoas entre 30 e 39 anos.
;Muitas pessoas já amanheceram na porta do hospital, esperando que a procura fosse grande. Muitos reclamaram da demora e quase desistiram de se vacinar;, contou o enfermeiro Roberto Oliveira, 42 anos, do Centro Municipal de Saúde Oswaldo Cruz.
A dona de casa Maria de Fátima Souza, 31 anos, conta que ficou 45 minutos na fila do Centro Municipal de Saúde Marcolino Candau. ;É um absurdo essa demora. O hospital precisa colocar mais funcionários para vacinar a população;, disse.
Segundo dados fornecidos pela Secretaria Estadual de Saúde, apenas os grupos que abrangem crianças menores de dois anos, portadores de doenças crônicas, trabalhadores da área de saúde e indígenas ultrapassaram a meta pré-estabelecida pelo governo federal. O objetivo inicial era que 71% da população do estado fosse vacinada, ou seja, 7 milhões de pessoas. Entretanto, apenas 5,1 milhões de cidadãos participaram da campanha no Rio de Janeiro.
O superintendente de vigilância epidemiológica do Rio, Alexandre Chiepper, informou que a campanha será encerrada hoje em território nacional, mas, no estado do Rio, a vacina continuará sendo disponibilizada nos postos até se esgotarem. ;A vacinação teve bom alcance nos grupos mais importantes da campanha, embora a meta não tenha sido atingida na faixa etária de 30 a 39 anos.;