Jornal Correio Braziliense

Brasil

Black is beautiful na passarela do Fashion Rio

Rio ; Desde ontem estilistas de todo o país estão reunidos nas passarelas da 17; edição do Fashion Rio, evento de moda que tem como objetivo mostrar aos profissionais da moda o que vai ser vendido nas lojas no verão de 2011. Considerado um dos dois mais importantes no Brasil, ao lado da São Paulo Fashion Week, o Fashion Rio reúne toda a cadeia produtiva da moda para uma maratona de seis dias de desfiles, com a presença de 34 marcas. Não à toa, paralelamente ocorre a maior feira de negócios do país na área, o Rio-à-Porter.

O primeiro desfile da semana foi o do estilista Walter Rodrigues. Ele emocionou a plateia apresentando uma coleção inspirada na África. Como de costume, inovou: levou à passarela apenas modelos negras. As roupas foram executadas com a ajuda de uma comunidade de Quipapá, na Zona da Mata de Pernambuco, e o estilista entrou na passarela com toda a equipe, não se importando em esconder os olhos marejados no fim.

Além de Walter Rodrigues, nesta edição, nomes tipicamente cariocas como Isabela Capeto, Blue Man e OEstudio voltaram às passarelas cariocas. ;É o line-up mais bacana e atrativo dos últimos anos;, anunciou, animado, Paulo Borges, CEO da Luminosidade, produtora do evento.

A semana, que está só começando, é promessa de novidades em relação à edição passada. Duas marcas, por exemplo, vão desfilar pela primeira vez: Triya e British Colony. A carioquíssima Ausl;nder chamou a banda canadense Dragonette para um show exclusivo no desfile. E algumas tops internacionais também vão aparecer no Rio: a mais esperada, a badaladíssima Carol Trentini, que desfilou para a marca de biquínis Salinas.

O grande investimento dessa temporada, entretanto, foi mesmo na Rio-à-Porter, a feira de negócios de moda. O número de expositores dobrou em relação ao ano passado. ;É o momento do Brasil. O mundo está de olho em nós e a moda não está ficando para trás;, destactou Abdala Jammil Abdala, presidente da Francal, organizadora da feira. No ano passado, o Rio-à-Porter movimentou R$ 500 milhões e a previsão, segundo a Abit, é que esse valor cresça 30% nessa temporada.

É a terceira edição do Fashion Rio com o novo formato e nova direção. Hoje, o evento é organizado pelo Paulo Borges, nome por trás da mesma produtora do São Paulo Fashion Week. Aos poucos, a festa do Rio vai ganhando uma nova cara, impulsionada pelo charme dos armazéns do Cais do Porto, que vem sendo revitalizado para receber as Olimpíadas.

Leveza com elegância

Os desfiles de verão são sempre mais leves e divertidos que os de inverno, e no primeiro dia do 17; Fashion Rio não foi diferente. Walter Rodrigues deu a largada de uma maneira bela e emocionante. O desfile da cultura africana trouxe roupas inovadoras ; em sua maioria, monocromáticas, com predominância de azul, marrom e bege. Walter trouxe ótimas peças de alfaiataria e vestidos soltos e secos. Adotou ainda estampas com aplicações feitas em tecido que imitavam as pinturas corporais de tribos africanas.

A equipe da Mara Mac apostou na alfaiataria com tecidos finos, perfeita para o verão. A maioria delas levava algum tipo de transparência. Havia macacões com recortes bem finos, casacos com tecidos trançados e camisas com cortes feitos a laser. A coleção toda é leve e cheia de camadas. E como ponto alto, as amarrações de tecidos, que dão um toque especial.

Os desfiles consagraram os tamancos de madeira, os saltos de cortiça e os sapatos de plástico. Eles apareceram nas passarelas de Walter Rodrigues e Mara Mac, bem como em várias coleções no verão europeu. Quanto aos acessórios, as modelos apresentaram maxicolares bem curtos. Na cabeça, peças de origami de tecidos enfeitavam os looks e plantas de verdade atravessando o coque. (OM)

A repórter viajou a convite da organização do evento