Jornal Correio Braziliense

Brasil

Jovens participantes do Fórum da Aliança de Civilizações fazem caminhada no Rio

Mais de 150 jovens líderes de 65 países participaram hoje (26) da Caminhada Cultural Jovem na Saara, região de comércio popular do Rio de Janeiro. O evento é uma preparação para o 3; Fórum da Aliança de Civilizações da Organização das Nações Unidas (Unaoc), que ocorrerá na cidade de 27 a 29 de maio.

Separados em pequenos grupos, os jovens de 18 a 35 anos percorreram a região da Sociedade de Amigos e Adjacências da Rua da Alfândega (Saara) para conhecer um pouco da realidade de quem está ali há décadas.

A Saara é uma área onde imigrantes de vários países se firmaram no comércio ao chegar ao Brasil. O local foi escolhido para a caminhada porque, apesar de diversidade cultural e religiosa dos diferentes povos, a convivência é harmônica e não há conflitos.

Vaishali Morjaria, 28 anos, do Quênia, acredita que o fórum é uma ótima oportunidade para trocar ideias. ;Devemos dialogar para entender como podemos ajudar nossos países. É importante ajudar a juventude local, pois somos nós que vivemos lá e sabemos quais são os problemas;, afirma. ;A caminhada nos permite conhecer o povo mais a fundo.;

O presidente da Aliança de Civilizações da ONU e ex-presidente de Portugal, Jorge Sampaio, espera que o fórum seja uma demonstração para o mundo de que pessoas de diferentes países podem dialogar e tornar o mundo melhor.

;É preciso construir pontes entre as culturas. Que a capacidade de adaptação dos jovens sirva para impulsionar mudanças e construir a paz;, disse Sampaio, durante a abertura da caminhada.

Para Adam Boon, 28 anos, da Nova Zelândia, o encontro é importante para conhecer a maneira com que cada povo lida com diferentes problemas. Ele acredita que há muito a ser feito. ;Nós podemos fazer a nossa parte, mas o governo e as instituições privadas também devem fazer a parte deles. Eles deveriam doar mais, ajudar mais, desenvolver mais projetos. Nós podemos mostrar a eles como podem ajudar;, afirma.

A partir de amanhã (27), os participantes da Caminhada Cultural Jovem vão compartilhar suas impressões e recomendações com políticos, chefes religiosos, representantes de grandes corporações e instituições acadêmicas durante o 3; Fórum da Aliança de Civilizações.