Jornal Correio Braziliense

Brasil

Pernambuco lança campanha contra o uso ilegal de anabolizantes

Impotência, problemas na próstata, calvíce. Estes são os efeitos mais comuns do uso de anabolizantes por homens. Em mulheres, os esteróides causam dminuição dos seios, crescimento dos pelos faciais e ausência de ciclo menstrual. Além disso, os usuários podem sofrer ciúme doentio, alucinações, distração, confusão mental e depressão. Estas e outras questões estão sendo tratadas na tarde desta quarta-feira no seminário Comércio e Uso Irregular dos Anabolizantes, promovido na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE).

A programação do evento que inclui apresentação teatral, palestras e debates foi organizada pela Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), que aproveitou o encontro para lançar o Programa de Combate ao Comércio e Uso Irregular dos Anabolizantes em Pernambuco. ;Vamos fazer outros seminários e percorrer as faculdades do estado, alertando principalmente os estudantes de educação física, que chegarão ao mercado do trabalho com a consciência necessária para coibir o uso destes esteróides. O uso dos anabolizantes se tornou um caso de saúde pública e pode levar até a morte;, explicou Jaime de Brito, coordenador da Apevisa.

Além de Jaime, estão presentes no seminário Azenildo Moura Santos representante do Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco e Alagoas e Paulo Roberto de Souza Brandão, Juiz de Direito da Vara de Crimes contra a Criança e Adolescente e da Vara Regional da Criança e Juventude. Eles irão discutir a ética do profissional de educação física e o principio da legalidade nas ações de combate ao comércio ilegal de anabolizantes.

Bruno Senna, professor de educação fisíca e ex-aluno da UPE, se entusiasmou com a iniciativa: ;Já vi muito amigo meu doente por causa dos hormônios e sei que ter um corpo ;bombado; artificialmente não é saúde;, comentou. Para ele, além das palestras, só o aumento da fiscalização nas academias de ginástica podem coibir o uso dos produtos ilegais. E é esta ação o carro chefe do plano da Apevisa. ;Planejamnos identificar os estabelecimentos onde estejam sendo comercializados anabolizantes de forma irregular; fiscalizar os pontos de venda e adotar as medidas legais contra envolvidos no comércio irregular desses produtos;, ressaltou Brito.

Outro ponto da estratégia da Apevisa é o esclarecimento da população, principalmente dos jovens, sobre os efeitos danosos do uso de anabolizantes. Para isso, foi elaborada a campanha O Horripilante Circo dos Anabolizantes com cartazes e panfletos que serão distribuídos em pontos estratégicos do estado a partir desta quinta-feira. Hoje, evento -cuja entrada é aberta ao público- deverá ser concluído por volta das 18h30.

Esteróides - Os anabolizantes são substâncias sintéticas similares aos hormônios sexuais masculinos e promovem um aumento da massa muscular e o desenvolvimento de características masculinizantes. A massa corporal aumenta porque eles aumentam a capacidade do corpo de absorver proteína, além de reter líquido provocando o inchaço dos músculos.

Geralmente, os anabolizantes, ou "bombas", como também são chamados, são tomados oralmente em cápsulas/tabletes, ou injetados no músculo. Muitas vezes, as drogas são usadas em associação de até três tipos diferentes e em doses 100 vezes maiores que as prescritas para tratamento médico. Segundo estimativa do CEBRID (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas), o consumidor preferencial no Brasil está entre os 18 e 34 anos de idade e, em geral, é do sexo masculino.