Jornal Correio Braziliense

Brasil

Vereadores de São Paulo são impedidos de vistoriar albergue

Três vereadores da Frente Parlamentar por Políticas para População em Situação de Rua foram impedidos hoje (24) de entrar em um albergue de São Paulo. Chico Macena (PT), Sandra Tadeu (PV) e Jamil Murad (PcdoB) pretendiam vistoriar o Albergue Pedroso, que é conveniado com a prefeitura de São Paulo.

O objetivo da vistoria era verificar a ocorrência de irregularidades: se o albergue oferece os serviços esperados de maneira adequada, se as instalações são boas, se há não atendimento por falta de vagas, dentre outras possibilidades. O albergue recebe diariamente 300 pessoas em situação de rua. São 260 vagas para homens e o restante para mulheres.

A vistoria foi organizada pela frente e acompanhada por líderes de movimentos de moradores de rua de São Paulo. Ao chegar ao local, por volta das 18h30, os vereadores foram comunicados por funcionários do albergue que a entrada sem prévia autorização era proibida. A entrada só foi liberada após cerca de uma hora, quando o Comando da Polícia Militar chegou ao local.

Horas antes, Macena, Sandra e Jamil Murad vistoriaram outro albergue da cidade, este com 100 vagas. Procurada pela Agência Brasil, a prefeitura ainda não se pronunciou sobre o assunto.