Participaram do seminário representantes da Financiadora de Estudos e Pesquisas (Finep), da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O BNDES aproveitou o encontro para apresentar as linhas de financiamento à inovação oferecidas pelo banco de fomento.
A Finep oferece uma premiação para as empresas inovadoras. O concurso é divido em duas etapas, regional e nacional. O prêmio varia de R$ 120 mil para inventor inovador até R$ 2 milhões para a grande empresa vencedora da etapa nacional. As inscrições e o regulamento podem ser conferidos na página da Finep na internet. O prazo para inscrições termina no dia 30 de junho.
;O objetivo do programa é conscientizar as empresas ligadas à área de saúde sobre a importância da inovação como instrumento de crescimento sustentável e de uma boa competitividade;, disse a presidente do Conselho de Jovens Empresários do Sistema Firjan, Poliana Silva.
O lançamento do Rio Inovação Saúde 2010 será complementado com mais quatro palestras em junho e julho. No dia 10 de junho, tratará de incentivos financeiros. No dia 24, o tema será incentivos fiscais. No dia 1; de julho será abordado o tema ;Marcas e Propriedade Intelectual; e, encerrando o ciclo, o ;Portal de Inovação; será apresentado no dia 15 de julho. Para finalizar o projeto, no dia 19 de agosto será organizado um workshop sobre inovação tecnológica.